O case “Engenharia Reversa como Estratégia para Avançar na Sustentabilidade”, desenvolvido pela Cipatex®, foi selecionado pelo Programa Melhores Práticas ESG do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores). Do total de 44 trab

O Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde e prevenir doenças. A data também é um momento oportuno para refletir sobre a segurança de pacientes e reconhecer tecnologias que visam melhorar a qualidade do atendimento médico e reduzir riscos em ambiente hospitalar, como infecções causadas por vírus, bactérias e fungos, por exemplo. 

 

 

Entre os aliados no combate às contaminações estão os revestimentos da linha Facto Med da Cipatex®, desenvolvidos especialmente para colchões, travesseiros e mobiliário estofado de hospitais, clinicas e laboratórios. Os materiais contam com tecnologia avançada e proteção adicional contra a proliferação de microrganismos. Eles são projetados para criar uma barreira que dificulta a propagação de infecções, contribuindo para que os pacientes tenham acesso a um ambiente de tratamento mais seguro.

 

A ação antibacteriana da linha Facto Med apresenta eficácia contra bactérias gram-positivas, gram-negativas e fungos. Possui ação antibacteriana contínua, mesmo durante o uso, o que garante proteção durável por toda a vida útil do revestimento, além de ser muito mais higiênico por ser impermeável. 

 

“A utilização de revestimentos Facto Med reduz o risco de contaminação cruzada entre pacientes, controla odores, inibe a formação de biofilmes e possui uma superfície que facilita a higienização, o que auxilia na manutenção de condições assépticas nos hospitais”, complementa Fernando Brandão, químico da Cipatex®. 

Brandão também comenta que o material proporciona grande resistência e durabilidade frente aos processos de higienização hospitalar utilizados, além de ter toque suave, maleabilidade e elasticidade que conferem conforto e segurança ao usuário.

alhos inscritos na edição deste ano, o projeto aparece entre os três melhores avaliados.

Os três projetos selecionados foram apresentados no XX Fórum ESG, realizado pelo sindicato, no último dia 23, em formato online. No evento, Sara Trevisanicoordenadora de Segurança e Meio Ambiente da Cipatex®, falou sobre o case que destaca o avanço da economia circular na empresa. A companhia, que apenas destinava parte das sobras do seu processo produtivo a agentes externos, se debruçou em desenvolver um novo sistema capaz de reinserir os resíduos internamente. O projeto, que começou com a reintrodução de sobras em um único segmento, expandiu-se para quatro setores, incluindo o de pisos automotivos.

O programa Melhores Práticas de ESG visa fomentar a disseminação de experiências bem-sucedidas no âmbito da sustentabilidade, abrangendo os pilares ambiental, social e de governança, entre as empresas associadas ao Sindipeças.